terça-feira, 3 de março de 2015

Síndrome de Dumping , Você sabe o que é isso?

Olá meninas e meninos, amanha dia 4 é dia de consulta com a endócrino e vamos ver o que ela vai falar sobre meu exame de sangue, pois estou com medo, nem fiz z cirurgia ainda e já estou com taxa de ferro baixa, cálcio baixo, vitamina D baixa e acido fólico baixo.. meu Deus tanta coisa que dá até medo. Mas amanha conto tudo pra vcs como foi a segunda consulta com a Endócrina la da medial.
O assunto que irei abordar aqui hj, e que vejo que ainda há muitas pessoas com duvida é sobre o Dumping. O que é isso afinal? o que causa isso? o que acontece e porque acontece? 
Pesquisando bastante descobri muita coisa interessante e vou dividir aqui com vcs.

Vou dar uma explicação resumida :




É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago, para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar. Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarréia após a alimentação. É necessário evitar os alimentos ricos em açúcar.

Perguntas frequentes que temos, (pelo menos eu tinha! kkk )

1. Todos que operam tem dumping?
 
Não. Não é regra exata. Acontece com alguns e com outros não. Não dá para saber se você terá dumping ou não. Somente após a cirurgia, ingerindo os alimentos e verificando as reações que estes causam em você.


2. Como sei que estou tendo dumping?
 
Pelas sensações. As mais comuns são: sonolência, taquicardia, suor frio e moleza no corpo. Outras sensações são enjôos e diarreias.

                    

3. Existe algum remédio que eu possa tomar para que as sensações passem logo?
 
Não. Elas passam após um tempo. O ideal é que você permaneça sentado ou deitado, descansando e esperando as sensações passarem.



4. Quanto tempo duram as sensações?
 
Não existe um tempo exato. Isto varia de pessoa para pessoa. Pode demorar uns 10 a 15 minutos ou bem mais que isso.

5. Com quais alimentos posso ter dumping?
 
Qualquer alimento rico em carboidratos, principalmente alimentos que contenham um alto teor de açúcar como geléias, chocolates, doces em geral.

6. Existe "cura" para o dumping?
 
É bom ressaltar que o dumping não é uma doença e sim uma consequência de uma alteração física (o desvio do intestino) originário da gastroplastia. O que acontece é que, com o passar dos anos, o paciente já conhece todas as reações que cada alimento provoca e se disciplina, evitando aqueles que lhe causam dumping. A grande maioria não se importa com o dumping que passa a ser algo corriqueiro em sua rotina. O dumping poderá acompanhar um paciente pelo resto de sua vida.

 Os sintomas sistêmicos de dumping precoce são:

  a.. Vontade de se deitar

  b.. Palpitações

  c.. Cansaço

  d.. Iminência de desmaio

  e.. Síncope

  f.. Diaforese

  g.. Cefaléia

  h.. Rubor


Os sintomas abdominais de dumping precoce são:

  a.. Sensação de plenitude gástrica

  b.. Diarréia

  c.. Náuseas

  d.. Cólicas abdominais

  e.. Borborigmos


Dumping tardio:

  a.. Perspiração

  b.. Tremores

  c.. Dificuldade de concentração

  d.. Diminuição da consciência

  e.. Fome

Bom meninas espero que esse post possa ter ajudado algumas de vocês assim como me ajudou também.
Bom vamos a luta que virar borboleta não é mole não!
bjs mil





2 comentários:

  1. Patrícia tudo bem??
    Eu adorei seu post e eu não conhecia e nem sabia que existia o Dumping achei bem interessante e preciso ver se não tenho....precisamos cuidar!

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  2. nossa sei bem o que e essa sindrome
    tive uma vez pra nunca mais!!!!!
    evito sempre doces acucares e tudo mais!!!!! faço tudo certinho para nao sertir isso nunca mais
    amiga vai dar tudo certo!!!!
    relaxe ok!
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentario me faz muito bem! Não deixe de comentar, sempre que puder responderei a cada uma. Muito obrigada por estar aqui!